Foco: ilustração, pintura e desenho

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Homenagem ao saudoso José Saramago


Breve histórico:
José de Sousa Saramago nasceu em 1922 na aldeia de Azinhaga (Golegã) em Portugal. Fez estudos secundários que, por dificuldades econômicas, não pôde prosseguir. Seu primeiro emprego foi o de serralheiro mecânico, tendo exercido depois, diversas outras profissões: desenhista, funcionário de saúde e de previdência social, editor, tradutor, jornalista.
Publicou o seu primeiro livro, um romance, em 1947. Colaborou como crítico literário na revista "Seara Nova". Em 1972 e 1973 fez parte da redação do jornal "Diário de Lisboa". Pertenceu à primeira direção da Associação Portuguesa de Escritores e foi, desde 1985 a 1994, presidente da Assembléia Geral da Sociedade Portuguesa de Autores. Entre Abril e Novembro de 1975 foi diretor-adjunto do jornal "Diário de Notícias". A partir de 1976 passou a viver exclusivamente do seu trabalho literário, primeiro como tradutor, depois como autor.
A imaginação, que fez de Saramago um dos mais significativos nomes da literatura contemporânea em todo o mundo, também o levou a defender que um escritor deve ter posicionamento perante a vida em sociedade. Escritor engajado na vida política e social, especialmente em favor dos direitos humanos, José Saramago não deixou de denunciar aqueles que, disfarçados entre as causas justas, promovem os interesses dos poderosos ou refreiam.
José Saramago foi laureado com o Prêmio Nobel da Literatura 1998 pela The Nobel Foundation. Também ganhou o Prêmio Camões em 1995, o mais importante prêmio literário da lingua portuguesa.

“Dentro de nós há uma coisa que não tem nome. Essa coisa é o que somos”.

Página oficial www.josesaramago.org